segunda-feira, 29 de agosto de 2011

A Beleza e o Amor...

Hoje falei algo no facebook sobre qualidades que considero importante em uma mulher para me relacionar. Entre elas não coloquei a beleza e logo fui questionado sobre a veracidade das minhas palavras, houve até quem afirmasse que eu não coloquei pois era muito exigente e isso era de conhecimento público. Well, fico pensando: será mesmo que me importo tanto assim com a beleza... Acabei lembrando de algumas moças com as quais me relacionei que não atendem o padrão internacional de beleza e sinceramente isso não me impediu de namorá-las. Decidi aprofundar mais ainda a análise e ver se a pessoa que mais amei foi a mais bonita que tive comigo e fatidicamente não foi. 

Então Madrugueiros e Madrugueiras hoje vamos falar de um assunto polêmico (e não é mamilos) vamos falar de beleza. A sabedoria popular ensina: "quem ama o feio, bonito lhe parece". Sim, isso é realmente uma verdade absoluta. O amor é a maior beleza que os olhos podem ver. Posso amar uma guria totalmente feia nos olhos de alguém, mas que nos meus olhos é a pessoa mais linda do universo. Então todo aquele discurso do Mestre Vinicios de Moraes neste momento parece vazio e sem sentido. Sim, porque as bonitas que me perdoem, mas fundamental mesmo é o amor. (E olhem meu atrevimento, contrariando Vinicios)

Já que nesta equação encontrou-se o elemento essencial, devemos agora encontrar os elementos que compõem o mesmo. Como alguém nos conquista ao ponto de amarmos? Que características uma pessoa deve possuir para nos encantar? A beleza é uma delas? Não sei... o que sei é que já amei por vários motivos. E não creio que haja uma fórmula pronta para o amor. Nada do tipo beleza + simpatia + ternura = amor. NÃO, ISSO NÃO EXISTE! 

Um sorriso pode ser suficiente para que o amor aconteça. Um carro importado, jóias e presentes caros podem não surtir efeito algum para o surgimento do amor. Como eu disse, não existe fórmula. O que existe de fato são pequenos milagres diários. Um olhar cruzado por acaso, um sorriso despretencioso dado gentilmente, os "por acaso" que nos cercam diariamente. Sim, o cheiro ajuda a amar, a pele também, o gosto então nem se fala, a inteligência é item primordial no amor (e no sexo), o conteúdo do ser amado é o que nos encanta. É lindo admirar quem amamos: Saber que o mundo é um lugar melhor porque aquela pessoa existe.

Então posso me abster de votar na beleza como item fundamental para o amor. Voto na sinceridade, bom humor, caráter, simpatia, inteligência, educação, fé, amizades, estabilidade, carinho, vaidade, sensibilidade, respeito, bom gosto, jovialidade, personalidade...

A sinceridade porque é mais fácil amar quem é sincero. Sinceridade ganha muitos pontos com todo mundo.

O bom humor porque nada pior que conviver com uma pessoa mal humorada. Ele alivia as tensões.

O caráter encanta, conquista, completa.

A simpatia ajuda na aceitação dos amigos e familiares. Quem suporta uma pessoa metida?

A inteligência facilita a convivência, separa bobagens de coisas importantes.

A educação fornece a sobriedade para manter a classe diante de adversidades normais dos relacionamentos.

A vai ser sempre necessária. Em tudo. Quem tem fé ama.

As amizades falam muito sobre quem você é. Lembram do ditado? "Diga-me com quem andas..."

A estabilidade colabora para o casal como um todo. Prefiro planejar a viagem de férias acompanhado e você?

O carinho nos faz amar... é o catalizador de toda essa mistura. Quem ama dá carinho.

A vaidade entra na lista pela porta da frente. Quem ama alguém que não cuida de si mesmo?

A sensibilidade é divisor de águas: uma pessoa sensível conquista o amor antes da insensível. Sempre.

O respeito é como o arroz, acompanha tudo. A gente se encanta com pessoas respeitosas. E acaba amando.

O bom gosto ganha admiração, a admiração faz o carinho e o respeito virem pra perto,  com eles o amor.

A jovialidade é minha preferida. Odeio mulheres de 20 com cabeça dos anos 20. Ser jovem é uma atitude, não uma fase da vida.

E finalmente a personalidade. Isso encanta, apaixona, gera admiração, a personalidade é talvez a conjunção de tudo citado acima, é a atitude diante de tudo. Quantas vezes você já ouviu: "Aquela pessoa tem personalidade forte". É isso, isso nos faz amar.

Não sou dono da verdade, nem gostaria de ser. Posso estar redondamente enganado acerca de tudo que eu disse, amanhã posso vir aqui e desmentir tudo que acabei de falar. Sabe por quê? Porque o amor só tem uma regra: Ele muda todas as regras que temos. 

E aí? A beleza é mesmo fundamental?

Daniel Ribeiro. 

8 comentários:

Ingrid Mendonça disse...

Ameeei titio, concordo com vc! Beijos Sucesso sempre, se cuida ;**

Fernanda Ramalho disse...

olha eu nem tenho o que comentar quando algo que leio é completo. e o que li é completo! um exemplo de que os "feios" são bonitos aos olhos do amor. quando eu pesava 140 kilos teve quem me achava bonita e me amou com os olhos cheios de amor.

td bem que hj com 47 kilos ta bem mais facil alguem me amar rsrsrsrs

super beijo
ferolha eu nem tenho o que comentar quando algo que leio é completo. e o que li é completo! um exemplo de que os "feios" são bonitos aos olhos do amor. quando eu pesava 140 kilos teve quem me achava bonita e me amou com os olhos cheios de amor.

td bem que hj com 47 kilos ta bem mais facil alguem me amar rsrsrsrs

super beijo
fer

Tati Cabral disse...

Faz tempo q eu ñ faço uma visitinha por aki, verdade? E outra vez mais eu tiro meu chapéu e aplaudo d pé por vc!!!
É engraçado, pq eu lembro d alguém q me kis d verdade, q amava o cheiro do meu desodorante, e qdo eu tava longe ia ao supermercado em busca dessa marca para cheirá-la, nunca fui realmente um exemplo d beleza estonteante, mas era feliz com isso. Pequenos detalhes marcam a diferença.... E muito!
Beijao! Adorei te visitar d novo! Prometo ñ desaparecer!

Carlitos disse...

Tenho certeza que aquela manifestação do face foi superficial e momentânea. Tenho certeza de teu altruísmo. É que considero declarações do tipo, "o importante é a beleza interior...!" porque acceitemos ou não somos preconceituosos, estereotipadores e naturalmente selecionamos o primeiro contato sobremaneira esteticamente. Assim, os feios, gordinhos, negros, pobres já estão desfavorecidos. então pergunto como visualizam os filhos, e normalmente as resposts são "... ah, sudável, rosadinho, correndo feliz...". Percebe, rosadinho - não pressupõe filhos de têmpera morena "caboclo", quanto mais negro. Correndo, provavelmente não é gordinho. Feliz, provavelmente não tem carências. Entende, subliminarmente, os paradigmas estão arraigados, e propalamos aquele discurso "humanitário e fraterno" ! Poupe-me...

Abração, meu querido. Sem mágoas. Perdoe-me essa postagem virulenta e amarga em um espaço tão positivo e alto astral!! Prof. Carlos

Daniel Ribeiro disse...

Mestre Carlos (Com "erre" de paulista) muito me honra sua presença nos comentários deste tão singelo blog...

seu ponto de vista é interessante e não tinha pensando nisso...

mas não penso em meus filhos correndo e sorrindo...

hehehe

sou de uma geração mais tecnológica...

e acho q meu filho será gordinho ^^

e provavelmente moreno, pq eu gosto das morenas ^^

mas não sei se terei um filho bonito...

vindo com a bênção do Criador é o que importa... quero muito ser pai...

mais uma vez agradeço suas palavras grande mestre da comunicação e expressão!

Juliene disse...

Perfeito!!! Você sempre traduzindo o sentimento de uma forma que não tem que acrescentar. É exatamente isso!! Beijos..

Dany Moraes disse...

Perfeito Dani!!!! E afinal , como dizem..A beleza está nos olhos de quem vê . :D

Soraya disse...

Oi.
Vi seu blog navegando pelo Ac24.
Parabéns,o conteúdo é bacana e de fácil compreensão.
Em relação ao post no qual comento agora,concordo com você em muitas partes e ainda acrescento alguns itens.
Por muitas vezes nossos olhos nos enganam achando que o que é bonito é necessariamente bom.
Olhos de anjo,sorriso cativante,muitas vezes mascaram pessoas cruéis que não hesitam em fazer do coração de uma pessoa apaixonada uma bolinha de papel amassado e descartá-lo como se não valesse nada.
Já conheci quem se deixou levar pelos olhos e acabou perdendo um verdadeiro amor por pura vaidade.
Portanto,fica a dica para quem só pensa em beleza..
Quando ela[a beleza]acabar,só restarão as boas conversas e as memórias de uma vida plenamente feliz com a pessoa que você ama incondicionalmente.