Mostrando postagens com marcador Reflexão. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Reflexão. Mostrar todas as postagens
segunda-feira, 15 de julho de 2013
Saudade...
Sabe aquele desejo, aquela vontade, aquela parada que você precisa resolver?
Saudade...
É bem isso...
segunda-feira, 29 de agosto de 2011
A Beleza e o Amor...
Hoje falei algo no facebook sobre qualidades que considero importante em uma mulher para me relacionar. Entre elas não coloquei a beleza e logo fui questionado sobre a veracidade das minhas palavras, houve até quem afirmasse que eu não coloquei pois era muito exigente e isso era de conhecimento público. Well, fico pensando: será mesmo que me importo tanto assim com a beleza... Acabei lembrando de algumas moças com as quais me relacionei que não atendem o padrão internacional de beleza e sinceramente isso não me impediu de namorá-las. Decidi aprofundar mais ainda a análise e ver se a pessoa que mais amei foi a mais bonita que tive comigo e fatidicamente não foi.
Então Madrugueiros e Madrugueiras hoje vamos falar de um assunto polêmico (e não é mamilos) vamos falar de beleza. A sabedoria popular ensina: "quem ama o feio, bonito lhe parece". Sim, isso é realmente uma verdade absoluta. O amor é a maior beleza que os olhos podem ver. Posso amar uma guria totalmente feia nos olhos de alguém, mas que nos meus olhos é a pessoa mais linda do universo. Então todo aquele discurso do Mestre Vinicios de Moraes neste momento parece vazio e sem sentido. Sim, porque as bonitas que me perdoem, mas fundamental mesmo é o amor. (E olhem meu atrevimento, contrariando Vinicios)
Já que nesta equação encontrou-se o elemento essencial, devemos agora encontrar os elementos que compõem o mesmo. Como alguém nos conquista ao ponto de amarmos? Que características uma pessoa deve possuir para nos encantar? A beleza é uma delas? Não sei... o que sei é que já amei por vários motivos. E não creio que haja uma fórmula pronta para o amor. Nada do tipo beleza + simpatia + ternura = amor. NÃO, ISSO NÃO EXISTE!
Um sorriso pode ser suficiente para que o amor aconteça. Um carro importado, jóias e presentes caros podem não surtir efeito algum para o surgimento do amor. Como eu disse, não existe fórmula. O que existe de fato são pequenos milagres diários. Um olhar cruzado por acaso, um sorriso despretencioso dado gentilmente, os "por acaso" que nos cercam diariamente. Sim, o cheiro ajuda a amar, a pele também, o gosto então nem se fala, a inteligência é item primordial no amor (e no sexo), o conteúdo do ser amado é o que nos encanta. É lindo admirar quem amamos: Saber que o mundo é um lugar melhor porque aquela pessoa existe.
Então posso me abster de votar na beleza como item fundamental para o amor. Voto na sinceridade, bom humor, caráter, simpatia, inteligência, educação, fé, amizades, estabilidade, carinho, vaidade, sensibilidade, respeito, bom gosto, jovialidade, personalidade...
A sinceridade porque é mais fácil amar quem é sincero. Sinceridade ganha muitos pontos com todo mundo.
O bom humor porque nada pior que conviver com uma pessoa mal humorada. Ele alivia as tensões.
O caráter encanta, conquista, completa.
A simpatia ajuda na aceitação dos amigos e familiares. Quem suporta uma pessoa metida?
A inteligência facilita a convivência, separa bobagens de coisas importantes.
A educação fornece a sobriedade para manter a classe diante de adversidades normais dos relacionamentos.
A fé vai ser sempre necessária. Em tudo. Quem tem fé ama.
As amizades falam muito sobre quem você é. Lembram do ditado? "Diga-me com quem andas..."
A estabilidade colabora para o casal como um todo. Prefiro planejar a viagem de férias acompanhado e você?
O carinho nos faz amar... é o catalizador de toda essa mistura. Quem ama dá carinho.
A vaidade entra na lista pela porta da frente. Quem ama alguém que não cuida de si mesmo?
A sensibilidade é divisor de águas: uma pessoa sensível conquista o amor antes da insensível. Sempre.
O respeito é como o arroz, acompanha tudo. A gente se encanta com pessoas respeitosas. E acaba amando.
O bom gosto ganha admiração, a admiração faz o carinho e o respeito virem pra perto, com eles o amor.
A jovialidade é minha preferida. Odeio mulheres de 20 com cabeça dos anos 20. Ser jovem é uma atitude, não uma fase da vida.
E finalmente a personalidade. Isso encanta, apaixona, gera admiração, a personalidade é talvez a conjunção de tudo citado acima, é a atitude diante de tudo. Quantas vezes você já ouviu: "Aquela pessoa tem personalidade forte". É isso, isso nos faz amar.
Não sou dono da verdade, nem gostaria de ser. Posso estar redondamente enganado acerca de tudo que eu disse, amanhã posso vir aqui e desmentir tudo que acabei de falar. Sabe por quê? Porque o amor só tem uma regra: Ele muda todas as regras que temos.
E aí? A beleza é mesmo fundamental?
Daniel Ribeiro.
domingo, 10 de julho de 2011
Holding Hands
As mãos se entrelaçam
Os olhares se cruzam...
As bocas se aproximam.
Pecado. Paixão. Loucura.
Ah! A vida é deliciosa! É tão bom ter alguém com quem dividir os pesos e preocupações da vida. É bom ter um norte, um rumo, um porto seguro! É bom estar cercado de amigos, familiares e ser preenchido com um amor. É madrugueiros este coração que mais parece um campo minado tem um novo capítulo sendo escrito. Estar solteiro depois de 6 anos é algo novo pra mim e eu ainda estou me acostumando com esta nova condição, e como tudo na vida nos ensina algo: estou aprendendo muito sobre mim mesmo, é um tempo de uma atitude diferente.
Eu que estava acostumado a chegar em casa e ter um nome nos favoritos do iPhone bem no topo da lista pra facilitar a ligação, hoje chego aqui e viajo com o Baltasár (Leiam o livro A Arte da Prudência de Baltasar Gracián), mergulho nas músicas mais ecléticas que você pode imaginar, interajo nas redes socias e fico espreitando o universo em busca de mãos bonitas para combinarem com as minhas pequenas mãosinhas... Sim, eu gosto de mãos! São com elas que fazemos a maioria das coisas das nossas viadas. Dou muita importância pras mãos.
Mas como eu vinha dizendo, é bom ter alguém pra dividir a nossa vida. Mas não é sobre isso que vamos conversar aqui hoje. Não sei se você é solteiro, divorciada, heterosexual, virgem ou já passou da idade, não sei quem está lendo nesse momento, mas isso é pra você! "A vida é dura pra quem é mole". Eu queria ter alguém pra segurar minhas mãos em momentos felizes e tristes, mas agora não tenho e devo me desesperar por isso? NÃO!
Eu vejo tanta gente reclamando da vida, do governo, do namorado, do chefe, da amiga, da esposa, do time, do carro, da operadora de celular, de tudo! Menos, pessoal! Menos! Cobrar resultados, realizar ações, dialogar é bem diferente de reclamar por esporte. Existe gente que seria medalhista olímpico nessa modalidade se o COI adotasse essa prática em Londres.
O que temos feito pra mudar a nossa realidade? A maioria das pessoas se acomoda tão facilmente, ficam satisfeitas na sua zona de conforto e se algo muda sem aviso prévio o mundo desaba. Gente que aparentemente está esperando a hora da morte e ainda não saiu nem da faculdade. Atitude! É isso que falta a essas pessoas!
Talvez isso falte a mim ou a você! Atitude não é apenas um ato, mas um estilo de vida. Gosto de exemplos vindos do futebol: o time sai do primeiro tempo perdendo de 2x0, volta pro segundo tempo sem alterações e vira para 3x2 e ganha o jogo. Os comentaristas na TV dizem: "O time voltou mudado. Voltou com outra atitude em campo".
Não mudaram as pessoas, mas as pessoas mudaram. Você pode mudar. Está instisfeito com algo ou alguém? Não espere que isso mude... Mude você primeiro! Ter o discernimento de que precisamos mudar é algo complicado, mas uma reflexão rápida nos apresenta vários aspectos de nossas vidas que podem melhorar e por que não melhoram? Nos falta atitude. (Onde você pode melhorar hoje?)
Quem pode mudar seu destino é você mesmo! Segure firme nas mãos de alguém e mergulhe no oceano da mudança. Uma atitude positiva é a diferença entre a felicidade e a frustração.
De mãos dadas vamos longe...
Ao amanhecer somos um só...
Teu coração ainda me esconde...
Meu medo me molda em pó...
sexta-feira, 8 de julho de 2011
As Razões que o Amor Desconhece
Eu não costumo publicar textos de outras pessoas no Madrugada à Ribeiro, mas esse merece um destaque.
Contribuição da minha amiga @julienefsilva
Abaixo o texto na íntegra.
__________________________________
"Você é inteligente. Lê livros, revistas, jornais. Gosta dos filmes do Woody Allen, do Hal Hartley e do Tarantino, mas sabe que uma boa comédia romântica também tem o seu valor. É bonita. Seu cabelo nasceu para ser sacudido num comercial de xampu e seu corpo tem todas as curvas no lugar. Independente, emprego fixo, bom saldo no banco. Gosta de viajar, de música, tem loucura por computador e seu fettuccine ao pesto é imbatível. Você tem bom humor, não pega no pé de ninguém e adora sexo. Com um currículo desses, criatura, por que diabo está sem namorado?
Ah, o amor, essa raposa. Quem dera o amor não fosse um sentimento, mas uma equação matemática: eu linda + você inteligente = dois apaixonados. Não funciona assim. Ninguém ama outra pessoa pelas qualidades que ela tem, caso contrário os honestos, simpáticos e não-fumantes teriam uma fila de pretendentes batendo à porta. O amor não é chegado a fazer contas, não obedece à razão. O verdadeiro amor acontece por empatia, por magnetismo, por conjunção estelar. Costuma ser despertado mais pelas flechas do Cupido do que por uma ficha limpa.
Você ama aquele cafajeste. Ele diz que vai ligar e não liga, ele veste o primeiro trapo que encontra no armário, ele adora o Planet Hemp, que você não suporta. Ele não emplaca uma semana nos empregos, está sempre duro e é meio galinha. Ele não tem a menor vocação para príncipe encantado, mas você não consegue despachá-lo. Quando a mão dele toca na sua nuca, você derrete feito manteiga. Ele toca gaita de boca, ele adora animais, ele escreve poemas. Por que você ama esse cara? Não pergunte pra mim.
Você ama aquela petulante. Você escreveu dúzias de cartas que ela não respondeu, você deu flores que ela deixou murchar, você levou-a para conhecer sua mãe e ela foi de blusa transparente. Você gosta de rock e ela de MPB, você gosta de praia e ela tem alergia a sol, você abomina o Natal e ela detesta o Ano-Novo, nem no ódio vocês combinam. Então? Então que ela tem um jeito de sorrir que o deixa imobilizado, o beijo dela é mais viciante que LSD, você adora brigar com ela e ela adora implicar com você. Isso tem nome.
Ninguém ama outra pessoa porque ela é educada, veste-se bem e é fã do Caetano. Isso são referências, só. Ama-se pelo cheiro, pelo mistério, pela paz que o outro lhe dá, ou pelo tormento que provoca. Ama-se pelo tom de voz, pela maneira que os olhos piscam, pela fragilidade que se revela quando menos se espera. Amar não requer conhecimento prévio nem consulta ao SPC. Ama-se justamente pelo o que o amor tem de indefinível. Honestos existem aos milhares, generosos tem às pencas, bons motoristas e bons pais de família, tá assim, ó. Mas só o seu amor consegue ser do jeito que ele é."
Ah, o amor, essa raposa. Quem dera o amor não fosse um sentimento, mas uma equação matemática: eu linda + você inteligente = dois apaixonados. Não funciona assim. Ninguém ama outra pessoa pelas qualidades que ela tem, caso contrário os honestos, simpáticos e não-fumantes teriam uma fila de pretendentes batendo à porta. O amor não é chegado a fazer contas, não obedece à razão. O verdadeiro amor acontece por empatia, por magnetismo, por conjunção estelar. Costuma ser despertado mais pelas flechas do Cupido do que por uma ficha limpa.
Você ama aquele cafajeste. Ele diz que vai ligar e não liga, ele veste o primeiro trapo que encontra no armário, ele adora o Planet Hemp, que você não suporta. Ele não emplaca uma semana nos empregos, está sempre duro e é meio galinha. Ele não tem a menor vocação para príncipe encantado, mas você não consegue despachá-lo. Quando a mão dele toca na sua nuca, você derrete feito manteiga. Ele toca gaita de boca, ele adora animais, ele escreve poemas. Por que você ama esse cara? Não pergunte pra mim.
Você ama aquela petulante. Você escreveu dúzias de cartas que ela não respondeu, você deu flores que ela deixou murchar, você levou-a para conhecer sua mãe e ela foi de blusa transparente. Você gosta de rock e ela de MPB, você gosta de praia e ela tem alergia a sol, você abomina o Natal e ela detesta o Ano-Novo, nem no ódio vocês combinam. Então? Então que ela tem um jeito de sorrir que o deixa imobilizado, o beijo dela é mais viciante que LSD, você adora brigar com ela e ela adora implicar com você. Isso tem nome.
Ninguém ama outra pessoa porque ela é educada, veste-se bem e é fã do Caetano. Isso são referências, só. Ama-se pelo cheiro, pelo mistério, pela paz que o outro lhe dá, ou pelo tormento que provoca. Ama-se pelo tom de voz, pela maneira que os olhos piscam, pela fragilidade que se revela quando menos se espera. Amar não requer conhecimento prévio nem consulta ao SPC. Ama-se justamente pelo o que o amor tem de indefinível. Honestos existem aos milhares, generosos tem às pencas, bons motoristas e bons pais de família, tá assim, ó. Mas só o seu amor consegue ser do jeito que ele é."
(Martha Medeiros)
segunda-feira, 13 de junho de 2011
Quanto Tempo hein...
Perdão...
O tempo tem sido artigo de luxo no meu dia-a-dia... chego em casa cansado, leio, retwitto, como, deito, vou malhar, tomo banho, twitto, vou caminhar no canal... não necessariamente nesta mesma ordem, mas faço isso praticamente todos os dias e venho procurado inspirações para "escrivinhar" por aqui, mas do muito que eu procuro, pouco tenho achado...
Por isso, madrugueiros e madrugueiras, pouco tenho vindo aqui... Mas não pense que isso me afastará de você, não mesmo! Vamos lá... Vamos conversar um pouco, ouvir meus relatos de sonhos e sorrisos que tenho vivido ultimamente nestes dias de aperreio...
Como vocês devem ter visto mais abaixo, fiz aniversário recentemente (25 de maio) completei meus 27 anos e digo a vocês... com rostinho de 22... (não é arrogância, me deram 19~20 um dia desses e eu ri muito) e olha, tenho aprendido coisas muito interessantes com a nova idade... Aprender nunca é demais... Senti saudades da faculdade e resolvi voltar a estudar... Namorei uma pessoa incrível, gente fina, cabeça boa, mas éramos tão amigos que o namoro voltou a ser amizade apenas e agora somos mais amigos do que éramos antes do namoro e isso é bom... (Obrigado por tudo Bebélica)...
É o tempo passa... os anos passam, a gente envelhece, estou chegando perto dos trinta e isso é algo assustador, eu não sei sua idade... você pode ser mãe, esposo, neto paparicado ou a filha mimada, não importa, todos nós somos sujeitos passivos do tempo... e esta não é a primeira vez (nem será a última) que eu falo sobre o tempo aqui no blog... por quê? Porque sou profundo admirador deste "ser" incrível que tanto nos ensina...
Te observa, no trânsito com aqueles semáforos de 90 segundos que mais parecem 90 dias, o tempo ali parado, você em sintonia com o universo, pensando nas contas, nos filhos, na amante, no chefe, no cartão de crédito, no seu pai, na sua prova, no... na... nos... nas... estes segundos preciosos de pensamentos longínquos podem ser aproveitados de melhor maneira: Rezando, por exemplo...
Não importa qual o seu credo, saiba que todo pensamento positivo, de oração, de louvor ou de penitência te aproxima mais da felicidade... Quem aqui não quer ser feliz?
Um dia um repórter perguntou a Madre Tereza de Calcutá: "Qual o segredo da sua felicidade?" ela sorriu, olhou pra ele e com estas simples palavras deixou uma lição propagada mundo à fora: "Eu rezo." O repórter sem entender nada, ou esperando uma resposta mais eloquênte, volto a perguntar: "Mas a senhora é conhecida no mundo inteiro por ajudar os pobres e fazer o bem a tantas pessoas sempre com um sorriso no rosto, qual o segredo para isso tudo?" Ela, pensou, terminou o curativo que estava fazendo numa criança, olhou pra ele tentando resumir a resposta em apenas uma palavra, sorriu e disse: "ORAÇÃO".
A entrevista acabou aí...
Pra ela, o tempo trabalhando, em silêncio, refletindo sobre tudo que o mundo estava vivendo era dedicado a buscar felicidade em algo além da nossa compreensão... Se ela estava certa ou não, não cabe a mim julgar, o que eu sei é que ela sempre tinha um sorriso no rosto... E é algo que eu adoro... um sorriso no rosto...
Pense no tempo... e conversando com Deus, sorria...
quarta-feira, 1 de junho de 2011
Eu não queria falar disso, mas...
Olá madrugueiros e madrugueiras que vez ou outra estão por aqui. Primeiramente gostaria de me desculpar com vocês por ter postado tão pouco ultimamente, a vida está corrida e gosto de dar atenção à tudo que me cerca. Bom, não quero me alongar muito nas desculpas então vamos logo pro texto dessa noite. Espero que reflita sobre isso...
Quem me conhece sabe que eu não curto assistir TV, principalmente os programas locais, mais precisamente os programas jornalísticos locais. Mas tenho vindo almoçar em casa com alguma frequência, coisa que não acontecia muito, e minha mãe tem o hábito de almoçar com a TV ligada e exatamente nos programas policiais que pingam sangue pela tela. E assim me vejo jogado dentro de uma realidade aparentemente distante da minha, mas que está tão presente que eu nem imagino.
Ouvindo a televisão me assusto não apenas com o nível dos apresentadores e jornalistas que lá estão (eu até entendo que eles têm boa vontade, entendo que alguns poderiam atuar na tv, mas não na frente das câmeras - opinião minha) mas me assusto também com a barbárie que toma conta de Rio Branco. E isso me preocupa bastante
Todo dia é a mesma coisa: estupro, sequestro, assalto, acidente, roubo...
Eu me pergunto se não tem alguma coisa boa acontecendo nessa cidade... Será que é só desgraça mesmo que acontece aqui? Ou talvez a realidade seja ainda pior e os crimes que chegam à TV são apenas aqueles de maior impacto. Se isso é verdade ou não quem saberá? O que eu sei é que estamos vivendo numa sociedade dominada pelo medo. Onde as pessoas se trancam em suas casas, compram cães de guarda, alarmes, cercas elétricas, contratam vigias e tudo mais... Por quê? Porque nos sentimos inseguros.
Eu não sou juiz de direito, não condeno ninguém. Não estou aqui pra condenar prefeito, comandante, governador, presidente, o papa ou a Mãe Diná. Mas mesmo assim condeno nossa sociedade hipócrita que produz tantos marginais! Condeno as escolas que não ensinam princípios de honestidade e respeito ao próximo! Condeno as pseudo-religiões que obrigam o pobre a se tornar mais pobre pra sustentar a boa vida de pseudo-religiosos! Condeno programas sociais que obrigam o pobre a ser pobre ao invés de ensiná-lo uma profissão digna! Condeno o descaso com o Parque da Maternidade que tem pontos de prostituição, venda de drogas, assaltos, pedágios, iluminação precária em vários trechos e um abandono tremendo!
São tantos crimes bárbaros que não consigo nem falar sobre todos, citando os mais recentes, sequestro do casal que resultou em morte de um rapaz, estupro de acadêmica da UFAC, dentre outros... Mas quem aí sabe a causa disso tudo? Infelizmente eu sei...
A causa disso tudo é nossa inércia.
Sim, ninguém faz nada pra que isso mude...
Mas nossa sociedade, a elite dela, é a grande vilã da história: Quem compra cocaína, ecstasy, maconha em Rio Branco? Algum pobre? Algum liso? Ou um playboy classe média-alta que é bancado pelo pai? Quem contrata serviço sexual de menor de idade na beira do asfalto? Um liso? Um lascado que pega ônibus todo dia pra ir trabalhar? Acho que não hein... Quem faz tudo isso patrocina o crime... Incentiva novos traficantes a entrarem no jogo, bota novas meninas se prostituindo na rua...
Talvez você conheça alguém que usa drogas, que corrompe menores, que compra DVD pirata na rua, tá na hora de bater um papo sério com essa pessoa... Amanhã pode ser você (eu) na capa dos jornais como vítima da violência por culpa deste seu amigo, familiar ou conhecido...
Não estamos seguros!
Enquanto nossa sociedade continuar produzindo marginais por conta da falta de educação e oportunidades de emprego nada vai mudar. E os que foram marginalizados são jogados como bichos em celas minúsculas e não passam por nenhum tipo de programa de re-integração e recuperação deste indivíduo para a sociedade... tudo isso contribui para a manutenção deste clima de guerra e terror que estamos vivendo...
Fui caminhar no canal e o que eu vi em duas horas? Um lugar abandonado, morto e perigoso... Infelizmente...
Estou triste... Amo Rio Branco, fui muito bem acolhido nesta terra, tenho amigos, familiares e raízes aqui apesar de ser paraense... Não quero ver esta cidade dominada pelo crime, não quero ver minha mãe assustada com qualquer barulho...
Quero Paz!
sábado, 28 de maio de 2011
Brinde canhoto.
Ter virtudes é virtude para poucos (e bons). O ser humano, ser um humano é raro! Mas mesmo assim há quem nos impressione volta e meia, em meio às curvas da vida.
Há pessoas poucas, que nos fazem surpresas uma vez na vida, e outras que nos surpreendem a cada encontro. Nos traz conhecimento, e nem por isso deixa de levar uma lição consigo tamanha humildade.
Não é em um corpo grande que se esconde um grande homem, muito já dizem por aí que nos pequenos frascos estão os melhores perfumes. O fato é, que tamanho não é documento.
Às vezes me pergunto como em pequenas mãos como estas, cabem tantas coisas quando espalmadas!
Esse cara, muito me lembra uma coisa que meu avô dizia, que “uma carroça quando vazia, se ouve de longe, não surpreendendo quando chega, mas uma carroça cheia, chega sem fazer ruído, mas traz muitas coisas consigo”
É essa falta de expectativa em sempre encontrar alguém especial todo dia, que faz com que nos surpreendamos com pessoas assim.
Ele é assim, não precisa falar muito pra mostrar o quanto sabe de muitas coisas. Só fala quando vai “colocar” algo pertinente.
É ali naquela mesma mesa, que a risada ecoa celebrando a vida, brindando com a mão esquerda, achando graça de tudo o que nos faz sofrer e sorrir.
É, de fato, na vida quem tem amigo não precisa de mais nada, porque a família temos em casa, e os que não conhecíamos encontramos na rua, no bar, seja lá onde os nossos copos irão se chocar, sempre com a força de continuar.
Parabéns meu nobre!
Diego Gurgel.
Ps.: Texto produzido pelo meu amigo @digurgel em congratulações ao meu aniversário no dia 25 de maio. Obrigado irmão. Palavras fortes e muito bem vindas!
domingo, 22 de maio de 2011
Cristal, Diamante, Vidro...
Um novo momento de minha vida se inicia: No aspecto pessoal e profissional. São tantas mudanças e com tanta velocidade acontecendo que até me assusta. O tempo passa e as pessoas que menos esperamos encontrar surgem totalmente por acaso em nossas vidas, e acredite, isso realmente acontece... E pensando sobre isso me surgem analogias curiosas sobre diversos aspectos das nossas vidas que venho compartilhar com você madrugueiro de plantão.
Já parou pra pensar que nossas relações (de todas sorte) são muito frágeis? Quer um exemplo? Você convidou as mesmas pessoas pra sua festa de aniversário do ano passado que convidou cinco anos antes? Aposto que não e provavelmente você nem lembra da maioria delas e cinco anos não é um tempo muito distante pra você mensurar relações... As pessoas que você saiu no último final de semana entraram na tua vida tem quanto tempo? É... as relações são frágeis, muito, como cristais... E como tais devem ser tratadas: com zelo, cautela e cuidado.
Algumas amizades duram uma vida inteira... outras duram dias! Dia 25 de maio é o meu aniversário e alguns convidados para a celebração me conhecem há muitos anos, outros há poucos meses, mas nenhum deles é mais ou menos importante que o outro. Foram importantes em algum momento de minha vida. Seja como professor, namorada, colega de trabalho, colega de escola ou simplesmente um amigo que estava tomando uma cerveja num barzinho qualquer com um outro amigo e dalí surge uma amizade nova... Preservar as amizades, os relacionamentos, o respeito e a honestidade: tarefa difícil.
A gente nunca sabe quando e onde vamos encontrar um diamante, um amigo de verdade, alguém que podem passar anos e anos e quando se encontrarem vai ser como se tivessem se visto ontem. É difícil, mas isso existe... E talvez por sorte ou graça do Divino Criador eu tenha em minha vida pessoas assim. "Mas nem tudo são flores na vida de Joseph Climber".
Eu já confundi diamante com vidro barato...
E acredito que não fui o único aqui a fazer isso. Você já se decepcionou, já se enganou profundamente sobre alguém, já chorou arrependido(a) por confiar em quem não deveria, já viu seu tapete sendo puxado e jurou nunca mais acreditar nos outros... Bobagem, a gente sempre acaba confiando, sempre pensa que dessa vez vai ser diferente, mas normalmente não é...
E sabe por quê? Porque as pessoas são assim mesmo. Nós temos defeitos: já mentimos, já simulamos coisas, já dissimulamos outras e por que fazemos isso? Porque somos pessoas normais. O nosso erro está em nós mesmos: cobrar e esperar muito dos outros, criar expectativas e fazer planos sem nem nos conhecer direito. Eu já passei por isso e é provável que você também. Mas eu aprendi lições preciosas com isso tudo...
Compartilho com você algumas, umas importantes outras nem tanto:
As amizades são cristais delicados que devem ser tratados como tal.
Nos relacionamentos afetivos têm mais vidro barato que diamantes.
Na vida, as pessoas que se aproximaram da gente só se aproximaram porque permitimos.
Seja você mesmo e deixe livre todos os que te cercam.
Ninguém suporta uma pessoa grudenta, pegajosa e que tenta moldar o mundo inteiro ao seu molde.
Use taças de cristal todos os dias da sua vida.
Os pequenos prazeres da vida não devem ser evitados sob nenhuma hipótese.
Ame como se fosse viver para sempre.
Se desapegue das pessoas e das coisas, elas não são eternas.
Sorria. É de graça.
Enquanto o palhaço chora o circo aplaude.
terça-feira, 3 de maio de 2011
Quais São as Tuas Armas?
Eu analiso o comportamento humano há alguns anos. Vou dividir um pouco da minha história com vocês: comecei a trabalhar com consultoria empresarial aos 17 anos, ministrando treinamento e consultoria. Ao longo desses nove anos que atuei neste campo vi muitas coisas, aprendi bastante e descobri que cada um de nós possui armas... intelectuais, físicas, psicológicas, sentimentais e que cada pessoa distinta usa suas armas de maneira diferente.
Então, madrugueiros e madrugueiras venho questionar-lhes: Quais são tuas armas? Até que ponto você as tem usado? Tens feito bom proveito delas? Elas estão enferrujadas, sujas, quebradas ou em perfeito estado?
Talvez até agora você não saiba do que eu estou falando, mas isso vai mudar em breve: Nossas armas são as nossas atitudes! Algumas pessoas possuem comportamentos específicos que as diferenciam das demais. Estas são as suas armas: inteligência, beleza, honestidade, sinceridade, lealdade, disciplina, humildade, compromisso e tantas outras virtudes que você possa imaginar. Sim, nossas armas são as nossas virtudes! Mas não eram as nossas atitudes? E não deixaram de ser! Reflita comigo: Uma pessoa inteligente, que não estuda e não busca se aperfeiçoar em nada, será deixada para trás pela sociedade, correto? Sim! Ela tem a virtude, mas lhe falta a atitude. Para que possuamos as armas é necessário que tenhamos virtude e atitude.
De nada adianta você trabalhar o mês inteiro, se matar no trabalho, aturar abusos de toda sorte e ao receber seu salário você o pegar e literalmente tocar fogo nele. Quem seria tão louco a este ponto? Acredite, tem gente fazendo isso neste exato momento, pode ser eu e pode ser você... Usar as nossas armas e desperdiçar os benefícios que elas nos trazem é como tocar fogo no salário. Se você conquistou a confiança de alguém este é o seu salário, trair a confiança desta pessoa é tocar fogo nele...
Não podemos deixar tudo aquilo que conquistamos virar pó! Lembra do seu primeiro dia de aula na faculdade? Aquela empolgação por estar ali? E hoje? Continua a mesma coisa? E seu relacionamento? Onde anda aquele fogo? Foi difícil conseguir o atual emprego? E por que tens trabalhado com tanta falta de vontade? Quantas perguntas hein! Consegue enxergar como tens usado mal as tuas armas? Ou ainda, como você poderia usar melhor as mesmas?
Sim, de fato, cada um de nós pode usar melhor nossas armas, virtudes e atitudes! Estamos no mês de maio e a quantas andam os planos e promessas que foram feitas no ano novo? Será que não é hora de usar as armas para tirar aquele projeto do papel? Pense nisso.
Aprender a identificar as nossas armas é a mais árdua e complicada das tarefas, mas eu estou aqui pra ajudar: Observe as pessoas que te cercam, todas elas. Identifique quem são as pessoas que você considera de sucesso e as de pouco ou nenhum sucesso; e tente entender o porquê delas estarem em grupos distintos. Feito isso, você terá um parâmetro para identificar as armas que a pessoa de sucesso usa (ou usou) e as armas que a pessoa de pouco sucesso não usou.
Já que agora você sabe identificar as armas, por que não identifica as suas? Observe-se a si mesmo, veja onde você está pecando consigo e com os outros e veja onde você está acertando! Minimize os erros e maximize os acertos. No trabalho, em casa, com os amigos, com a pessoa que você se relaciona (ou quer se relacionar), passe a buscar isto: Usar as Armas.
Um sorriso é uma arma poderosa, desmonta a defesa de muita gente. As armas são feitas para atacar, mas também para defender. Aprenda a usar as suas para ambos. Ataque com humildade e gentileza e defenda com sorrisos e sinceridade. Use sua atitude para conquistar e abuse de suas virtudes para defender o que conquistou. Seja proativo, não fique morcegando no trabalho, nos relacionamentos e no trânsito. Tenha foco!
Se suas armas estão sujas ou enferrujadas, este é um bom momento para você dar um trato nelas...
E se você não sabe quais são as suas armas, leia este texto mais vezes e converse com alguém sobre ele...
E se você não sabe quais são as suas armas, leia este texto mais vezes e converse com alguém sobre ele...
quinta-feira, 28 de abril de 2011
quarta-feira, 27 de abril de 2011
E o Tempo?
Quanto tempo dedicamos a coisas, pessoas, comportamentos, conceitos, futilidades e afins de maneira equivocada?
Salve madrugueiros e madrugueiras! A pergunta acima talvez não tenha resposta... E é provável mesmo que não tenha... Sim, eu já perdi muito tempo! E acredito que o tempo mais perdido de todos é aquele desperdiçado em relacionamentos sem futuro. Relacionamentos de toda sorte, sentimental (namoro, noivado, casamentos, casos), profissional (cliente, empregado, fornecedor, parceiro), de amizade (colegas de copo, chegados de pelada, companheiros de farra). Pois bem, tente lembrar algumas pessoas que você conheceu, teve algum tipo de relacionamento com elas e que hoje você olha pra trás e se pergunta: "Como eu fui me envolver com esta pessoa?".
É duro! Mas é uma realidade que precisamos encarar: As pessoas não são culpadas por nos decepcionarem, a culpa é nossa! Sim, nossa, porque somos nós que permitimos que as pessoas, que nos decepcionam por quaisquer motivos, se aproximem da gente. A culpa é nossa... E agora personificando a coisa: A culpa é minha! Fui eu que contratei aquele mecânico mais barato pra ver o meu carro. Fui eu que acreditei que aquele cara super legal era meu amigo. Eu mesmo comprei aquela blusa acreditando na vendedora. Fui eu mesmo que acreditei que as juras de amor eram reais. Fui eu que compartilhei segredos e os vi dias depois na boca do mundo. Quanto tempo perdido! E a culpa é minha!
Aí, você, que costuma acusar as pessoas que se relacionam contigo por serem falsas, mentirosas, infiéis, desonestas, manicacas, desleixadas e com diversos adjetivos impronunciáveis na televisão sem o "piii", se pergunta: Como posso ser culpado pelo erro dos outros? Sendo! Quem confiou na amiga? Quem seguiu o conselho do cliente? Quem deixou o cartão de crédito com a esposa? Quem emprestou o celular pro primo? E ainda quer por a culpa nos outros? Tenha dó! O tempo desperdiçado com pessoas que não mereciam nenhum tempo, fará falta em algum momento de nossas vidas. E precisamos pensar sobre isso!
Antes de continuar peço que pense um pouco nas últimas pessoas que te fizeram perder tempo. Pense nelas!
Algumas pessoas nos fazem desperdiçar um bem tão precioso. E somos responsáveis por isso. Se você pudesse mudar o passado e não dedicar tanto tempo assim a estas pessoas, o que você faria diferente? Atenção! Você não pode mudar o passado! Mas nada te impede no presente de mudar o futuro! Então reflita comigo: Com quem estou perdendo tempo hoje? Ou ainda, com o quê? Será que este tempo me fará falta amanhã, como está me fazendo falta hoje o tempo perdido de ontem?
É aí que a coisa muda de figura. Se o tempo é um bem precioso, precisamos tratá-lo como tal. Eu cansei de perder tempo, o tempo perdido está me fazendo falta, não tenho como processar as pessoas que me fizeram perder meu caríssimo tempo. Cansei de perder tempo com gente que fala mal dos amigos. Cansei de perder tempo com mulheres que são mais vazias por dentro que uma bexiga. Cansei de perder tempo com empresas que não respeitam os clientes. Estou cansado de ouvir desculpas esfarrapadas sobre tudo. Já deu! Cansei de desperdiçar meu tempo, minha atenção, meus ouvidos com gente amarga que só sabe reclamar da vida, do governo, da vilã da novela e do marido ruim de cama.
Se você tem tempo livre, não o desperdice com pessoas que só querem tomar o seu tempo. Fique atento aos vampiros do tempo. Só me faça um favor, não se torne este vampiro...
Enquanto você aceitar que as pessoas te roubem o seu tempo você será o culpado pelo roubo.
segunda-feira, 25 de abril de 2011
Páscoa...
A Semana Santa acabou. Estamos vivendo o Tempo Litúrgico da Páscoa, pra você que por ventura não é católico, explico: O calendário litúrgico não possui meses, mas tempos e este é o Tempo da Páscoa.
Pois bem madrugueiros e madrugueiras... Não postei nada no feriadão, pois pra mim a semana santa é tempo de introspecção e recolhimento... e neste tempo de reflexão, procissão, penitência e fé me veio a inspiração para um novo texto, uma nova reflexão, um novo momento em suspenso no ar por anjos de luz que iluminam o canto escuro da sala...
A fé, meus caros, é um instrumento musical: precisa ser afinado, tocado de maneira correta para produzir melodias... Se você não exercita a fé, ela atrofia, perde a força, o sentido e se torna inútil. E quando reflito sobre a fé, a páscoa e tudo o que ela representa, há alguém que me vem à memória: João Paulo II. Sim o nosso João de Deus. Que exemplo de homem, um pai dedicado, sim pai, pois ser um PAPA é ser pai de bilhões de pessoas, pai de fé. João Paulo Segundo foi mais que um exemplo, foi uma inspiração.
Se alguém tentasse te matar, puxasse uma arma e disparasse contra você... você iria na cadeia visitar tal pessoa pra lhe dizer "eu te perdôo por tentar me matar"? Pois foi isso que Karol Wojtyla, não por demagogia, mas por saber da importância de perdoar aqueles que nos querem mal, fez... Se fosse com você? Se alguém te dá uma fechada no trânsito? Se te deixam esperando? Se o teu salário atrasa? Se esquecessem do teu aniversário? Se te botassem um chifre?
O que é pior? Será que alguma dessas coisas é pior que tentativa de assassinato? Pois é...
Poucos homens no mundo possuem o dom do perdão, e os que possuem merecem nosso total respeito e admiração. João Paulo II só por isso já teria crédito de sobra, mas o homem parou guerras, visitou mais países que qualquer estadista, modificou e desmistificou dógmas de fé, foi alguém à frente do seu tempo... E agora dia primeiro de maio ele será beatificado. Na minha opinião, uma injustiça, ele merecia ser beatificado em vida. Mas enquanto papa ele não poderia beatificar-se a sí mesmo.
Eu saio da Semana Santa com a fé revigorada... É o meu feriado preferido, reunir a família, ter momentos especiais de fé e conversão...
E é neste momento que eu te pergunto: Como tá a sua fé? O que você tem feito pelo seu próximo? Quem você precisa perdoar? A quem você deve pedir perdão? O que o rancor acrescentou na tua vida? O que o ódio te trouxe de bom até agora? Você é um ser humano ou um rato?
Por que você tem medo de ir à luta por aquilo que você realmente quer?
João Paulo II fez mais por mim e por você do que podemos imaginar, mas só fez porque venceu os seus medos...
Salve João de Deus... Beato!
Apenas a título de reflexão... Clica no play
terça-feira, 19 de abril de 2011
Senna em Cena.
Saudade. Eis o termo mais correto para iniciar este novo texto. Sim madrugueiros e madrugueiras, eu sinto saudades de Ayrton Senna da Silva. Não da pessoa, pois nunca o conheci, mas do exemplo. Não preciso de uma data especial pra re-lembrar alguém que foi importante em minha vida, e acreditem o Senna foi. É o tipo de cara que te inspira, que te faz vibrar, que faz as coisas parecerem mais fáceis.
Muita gente colaborou na construção do meu caráter, mas é engraçado como os que já se foram parecem ser os que mais colaboraram. Exemplos como Ayrton Senna, Baltasar Gracián, Alexandre Magno, Martin Luther King, Ghandi e tantos outros cujas histórias, feitos e ensinamentos perpetuam-se na eternidade. Mas de todos os citados, só fui contemporâneo de Senna e isso faz uma grande diferença.
Era tão bom acordar cedo no domingo e correr pra sala pra assistir a corrida... Mesmo muito novo, sem entender muita coisa de estratégia, eu sabia que havia uma máquina e havia um homem e que tudo poderiam fazer juntos. E isso era algo inspirador. O Senna não corria sozinho, levava consigo milhões de pessoas, milhões de brasileiros que precisavam de uma dose semanal de motivação ofertada gratuitamente por um gênio. Eram tempos difíceis, economicamente falando e politicamente falando. Mas um país inteiro se unia diante da TV para acompanhar os feitos, daquele que é considerado por muitos, o maior piloto da história do automobilismo mundial.
Sinto falta disso. Sinto falta de ter alguém hoje em dia que possa me inspirar. Vejo nossa juventude sem identidade, sem bons exemplos, sem alguém realmente vitorioso pra quem elas possam olhar e dizer “quero ser como ele(ela) quando crescer”. Não existe tal pessoa no Braziw. Quem tinha potencial pra sê-lo desperdiçou as oportunidades. Uma decepção para muita gente.
E as pessoas que os jovens de hoje se inspiram são mais jovens que muitas delas. As tais bandas coloridas, ex-bbb’s, celebridades instantâneas, que não passam de marionetes nas mãos de marqueteiros, entram na vida das pessoas e as deixam piores. Sim piores, porque não me entra na cabeça qual o exemplo positivo que alguém pode tirar de ser um “ex-bbb” ou de ser um vocalista de uma banda que jura de pé junto ser de rock e que não passa a imagem realmente de um homem, mas de alguém quase andrógino.
Meu ídolo pegava a Xuxa no auge de sua forma. Arroxava a Adriane Galisteu quando ela ainda era bonita (tá bonitinha, ok, quando ela era pegável). Senna inspirou toda uma geração. Por todos os bons exemplos que ele deixou. Se você nasceu entre 75 e 89, parabéns, você faz parte de uma era especial, teve na infância/adolescência os melhores exemplos, tenho certeza que você tem uma profissão digna, deve ser também um bom pai/esposo (mãe/esposa) e se ainda não é nada disso, tem potencial pra ser. Porque crescemos ouvindo o “tema da vitória”, crescemos ouvindo “pelados em Santos”, assistindo às lutas de 10 segundos do Mike Tyson e jogando Mário no super nintendo.
Temo por aqueles que nasceram nos anos 90 e não tinham um irmão mais velho que curtia rock de verdade. Eu sempre fui o irmão mais velho.
É hora de revermos conceitos e repensarmos atitudes. Quando o Senna entrava em cena normalmente era pra vencer ou dar espetáculo. E você quando entra em cena, faz o quê?
quinta-feira, 14 de abril de 2011
O Que é Sinceridade?
Hoje recebi uma ligação de uma amiga pra tratar de assuntos profissionais. Ela estava indo buscar uma de suas duas filhas na aula e durante o trajeto me ligou para receber maiores informações sobre um cliente em potencial que eu havia dito pra ela mais cedo. No meio do diálogo falamos sobre feedback e de como as crianças são excelentes nisso. Então, eu disse-lhe: você acaba de me dar uma inspiração para o texto desta noite do Madrugada...
E aqui estou eu, deitado no conforto do meu lar, ouvindo uma boa música, apreciando o universo e toda criação Divina e ao mesmo tempo escrevendo este texto especialmente para todos que esqueceram como é bom ser criança. Isso mesmo, você cresceu, virou um adulto chato, cheio de manias, de regras. Cheio de moralismo e provavelmente com alguma hipocrisia estampada no seu sorriso forçado.
Talvez você não lembre de como é bom ser criança. Eu sou criança, assisto desenho animado, choro nos filmes, leio quadrinhos, jogo video-game, brinco com meus animais de estimação e também com minhas irmãs e primos. Sim, eu sou adulto, trabalho, tenho contas a pagar, horários pra cumprir, metas a alcançar, prazos pra executar, cargos em instituições sérias, compromissos com minha classe, trabalhos sociais e afins. Por mais contraditório que pareça, os dois seres distintos aí em cima são a mesma pessoa: Eu.
Agora te pergunto: Por que você esqueceu a criança que você foi um dia? Será que você foi contaminado pelo vírus dos adultos chatos que só sabem reclamar do governo, falar mal da amiga, criticar o trabalho do colega e fazer pouco do carro do vizinho? Será que esta atitude seria aprovada pela criança que você foi um dia? Será que você-criança sentiria orgulho de você-adulto?
Algumas pessoas ainda não chegaram nesta parte do texto refletindo sobre a última pergunta. Então madrugueiro, você que já refletiu sobre a última pergunta, o que será que te falta? Eu aprendo muito com as crianças e sou antipatizado por algumas pessoas exatamente por apresentar um comportamento infantil às vezes, mas não ligo pra isso. Vou continuar sendo sincero, apresentando minha opinião, rindo quando não pode rir e dando de ombros pra muita chatice do mundo. Ser adulto é muito chato.
Sou sincero, não me esquivo dos meus sentimentos, de dar minha opinião, sou criança. Pergunte a qualquer criança se ela gosta de determinada coisa, se ela gostar, dirá que sim, toda empolgada e com os olhos brilhando, se ela não gostar é provável que ela nem responda e feche a cara, numa atitude de total reprovação ao assunto em questão. Seja criança! Viva seus sentimentos de maneira sincera, sem medo de represálias, encare o mundo com alegria e se você não gosta de algo, pra que mentir e dizer que gosta?
Ser um adulto chato e intolerante é bem pior do que ser uma criança sem sonhos... Então, lembre do seu lado criança, ande de bicicleta, assista desenho animado, leia gibi, faça bolinhas de papel pra jogar no colega de trabalho e diga que não foi você (mesmo tendo só vocês dois na sala), eu sei que você está sorrindo agora... é este sentimento que deve te acompanhar... Não leve a vida tão a sério, um pouco de jovialidade e humor melhoram tudo.
Seja clianxa! Ser clianxa é munito!
quarta-feira, 13 de abril de 2011
O Meu Sorriso
Sim, este aí em cima é o meu sorriso! E você não imagina o quanto eu tenho orgulho destes dentes. Foram estes dentes que expuseram minha felicidade em muitos dias. Sabe, eu estou realmente feliz, motivado, animado e acima de tudo, com os pés no chão.
Este mês particularmente tem sido pitoresco em vários aspectos. Eu conheci muita gente nova, re-encontrei pessoas que há mais de dez anos não via e descobri que tenho muitos motivos pra sorrir, muitos mesmo. De tantas frases que ouvi este mês teve uma que me fez refletir muito: "é que sua boca não passa despercebida em lugar nenhum". Incrível, mas eu fiquei imaginando uma série de coisas, a pessoa que disse isso mal me conhece. Me viu poucas vezes e conseguiu observar algo que nem eu mesmo havia observado.
Aí eu comecei a pensar sobre "O Valor do Sorriso". Quem me conhece sabe, eu não me esquivo de sorrir, tenho uma amiga que me chama de "Dani-Sorriso", é algo do meu ser, é natural. Refletindo, pensei quanto custa o meu (o seu) sorriso... É difícil mensurar isso, mas vamos lá... Eu sempre estou sorrindo (pelo menos em público) e eu faço isso porque tenho motivos sinceros para tal. Mas quanto se gasta pra sorrir? É caro? Dói? Por que então eu (você) fico de cara fechada? Por que evitamos sorrir pras pessoas, como se isso fosse nos diminuir?
Onde está o seu deus agora?
É madrugueiro, será que você não está sendo muito ríspido com as pessoas à sua volta? O que você ganha ao negar um sorriso ao mundo? E o que você perde?
Então pensando sobre tudo isso eu me vi diante de outra realidade acerca do meu (do seu) sorriso: Existem pessoas que não querem de maneira alguma nos ver sorrindo... Sabe, gente baixa, mesquinha, avarenta, podre, ôca, sem escrúpulos e com tantos adjetivos piores do que estes que minha religião nem permite citar. É... Tem gente assim, e convivemos com elas... Pessoas que sempre estão com o veneno na ponta da língua, gente que fica feliz em ver o sorriso se converter em lágrimas. Gente que ofende, mente, engana... Este tipo pode estar aí do seu lado agora... Ou pode ter te ligado do trabalho só pra dizer que está com saudade, cuidado.
E talvez seja por isso que venenos de vários lugares são direcionados à mim: Eu não me esquivo de sorrir. E isso incomoda. Não pense "o Daniel se acha" pois talvez você não me conheça suficiente pra ter uma opinião ao meu respeito, (o texto "A Capa do Livro" pode ser útil se você pensou isso) então aqueles que se incomodam com o meu (o seu) sorriso vão fazer de tudo pra me tirar ele do rosto... E algumas vezes tiram... Eu já chorei muito na vida, tenho certeza que você também já chorou e talvez ainda chore... Pense bem, quantas vezes você chorou por culpa de outra pessoa? Por algo que ela lhe fez? Por algo que ela lhe negou? Por algo que uma terceira pessoa que não tinha nada a ver com tua vida inventou sobre você?
Alguns sorrisos são convertidos em lágrimas, porém, como uma fênix imortal devemos levantar nossos olhos para o alto e ver o quão longe podemos chegar, armados com um sorriso sincero, ofertado gratuitamente...
Se você me encontrar em algum lugar, observe bem, eu estarei sorrindo.
domingo, 3 de abril de 2011
A Capa do Livro
Eu sou profundo admirador da obra de Baltasar Gracián. Em um de seus aforismos mais brilhantes ele fala "Espere sempre pela segunda e terceira impressão". E como isso é útil. Quantas vezes na vida me vi diante de um "dãã" quando se tratava da opinião acerca de outrem. Sabe quando você não conhece alguém e já cria uma antipatia, um rótulo, uma aversão involuntária e aparentemente sem motivo. Pois é, nessas horas estamos julgando o livro pela capa.
O inverso também já aconteceu comigo, lógico que não citarei nomes, mas é até engraçado a pessoa te abordar e dizer "antes de te conhecer eu não te suportava". Pra mim é algo realmente preocupante e que traz um alívio. Preocupante porque o rótulo se espalha, o juízo popular às vezes toma proporções incontroláveis e "uma mentira dita mil vezes se torna verdade". O alívio vem porque não sou merecedor da aversão previamente disposta, e isto é algo afirmado por quem dispunha de tal aversão.
Portanto, venho refletir com você que passa aqui: Por que fazemos isso? Por que rotulamos as pessoas sem nem sequer as ter conhecido? Como podemos dizer que não suportamos fulano se nunca falamos com esta pessoa? É... é realmente engraçado não acha? Eu estou rindo aqui enquanto escrevo, pois me lembro de quantos amigos tenho hoje que eu mesmo os tinha rotulado antes de conhecê-los e como eu estava redondamente enganado acerca deles.
Então pensa comigo, você que costuma criar rótulos, conceitos e até histórias sobre as pessoas, será que você não está perdendo a oportunidade de conquistar uma amizade verdadeira, um amor, um sócio, um gerente honesto, um irmão de armas? Será que ter visto a capa do livro te qualifica a dar uma palestra sobre ele? Será que não tá rolando uma arrogância aí? Ou será que você nasceu com o dom de ler as pessoas apenas na primeira impressão?
Agora vem a parte realmente interessante desta reflexão e nesta aqui você vai lembrar exatamente da pessoa que você não queria lembrar... Por isso que o Baltasar diz "esperar pela segunda e terceira impressão", porque a pessoa com a qual você se encantou na primeira impressão não era nada daquilo que você esperava. É duro, mas é assim que a banda toca. Você que julgou o livro pela capa, pensou que conhecia, pensou que a imagem, o rótulo que você criara era perfeito. Ledo engano.
Cuidado com as primeiras impressões, a pessoa pode estar apenas tentando te ludibriar por algum motivo. E você já passou por isso. Cadê aquela sua melhor amiga que deu em cima do seu namorado? Cadê o seu sócio que te roubou? Cadê a pessoa pra quem você fez juras de amor eterno? Cadê o amigo que você confiou um segredo que se tornou público em dias? Pois é... é a relação entre dedos e anéis.
O que precisamos aprender é ler o livro, não apenas ler a capa. E há livros que precisam ser relidos com um marca texto e um caderno de anotações. E nem assim, todos os seus mistérios são revelados.
Não deixe na estante livros que você não leu apenas por não gostar da capa.
Lembre-se que a capa é pricipalmente para proteger o conteúdo.
Daniel Ribeiro
Assinar:
Postagens (Atom)














