Hoje falei algo no facebook sobre qualidades que considero importante em uma mulher para me relacionar. Entre elas não coloquei a beleza e logo fui questionado sobre a veracidade das minhas palavras, houve até quem afirmasse que eu não coloquei pois era muito exigente e isso era de conhecimento público. Well, fico pensando: será mesmo que me importo tanto assim com a beleza... Acabei lembrando de algumas moças com as quais me relacionei que não atendem o padrão internacional de beleza e sinceramente isso não me impediu de namorá-las. Decidi aprofundar mais ainda a análise e ver se a pessoa que mais amei foi a mais bonita que tive comigo e fatidicamente não foi.
Então Madrugueiros e Madrugueiras hoje vamos falar de um assunto polêmico (e não é mamilos) vamos falar de beleza. A sabedoria popular ensina: "quem ama o feio, bonito lhe parece". Sim, isso é realmente uma verdade absoluta. O amor é a maior beleza que os olhos podem ver. Posso amar uma guria totalmente feia nos olhos de alguém, mas que nos meus olhos é a pessoa mais linda do universo. Então todo aquele discurso do Mestre Vinicios de Moraes neste momento parece vazio e sem sentido. Sim, porque as bonitas que me perdoem, mas fundamental mesmo é o amor. (E olhem meu atrevimento, contrariando Vinicios)
Já que nesta equação encontrou-se o elemento essencial, devemos agora encontrar os elementos que compõem o mesmo. Como alguém nos conquista ao ponto de amarmos? Que características uma pessoa deve possuir para nos encantar? A beleza é uma delas? Não sei... o que sei é que já amei por vários motivos. E não creio que haja uma fórmula pronta para o amor. Nada do tipo beleza + simpatia + ternura = amor. NÃO, ISSO NÃO EXISTE!
Um sorriso pode ser suficiente para que o amor aconteça. Um carro importado, jóias e presentes caros podem não surtir efeito algum para o surgimento do amor. Como eu disse, não existe fórmula. O que existe de fato são pequenos milagres diários. Um olhar cruzado por acaso, um sorriso despretencioso dado gentilmente, os "por acaso" que nos cercam diariamente. Sim, o cheiro ajuda a amar, a pele também, o gosto então nem se fala, a inteligência é item primordial no amor (e no sexo), o conteúdo do ser amado é o que nos encanta. É lindo admirar quem amamos: Saber que o mundo é um lugar melhor porque aquela pessoa existe.
Então posso me abster de votar na beleza como item fundamental para o amor. Voto na sinceridade, bom humor, caráter, simpatia, inteligência, educação, fé, amizades, estabilidade, carinho, vaidade, sensibilidade, respeito, bom gosto, jovialidade, personalidade...
A sinceridade porque é mais fácil amar quem é sincero. Sinceridade ganha muitos pontos com todo mundo.
O bom humor porque nada pior que conviver com uma pessoa mal humorada. Ele alivia as tensões.
O caráter encanta, conquista, completa.
A simpatia ajuda na aceitação dos amigos e familiares. Quem suporta uma pessoa metida?
A inteligência facilita a convivência, separa bobagens de coisas importantes.
A educação fornece a sobriedade para manter a classe diante de adversidades normais dos relacionamentos.
A fé vai ser sempre necessária. Em tudo. Quem tem fé ama.
As amizades falam muito sobre quem você é. Lembram do ditado? "Diga-me com quem andas..."
A estabilidade colabora para o casal como um todo. Prefiro planejar a viagem de férias acompanhado e você?
O carinho nos faz amar... é o catalizador de toda essa mistura. Quem ama dá carinho.
A vaidade entra na lista pela porta da frente. Quem ama alguém que não cuida de si mesmo?
A sensibilidade é divisor de águas: uma pessoa sensível conquista o amor antes da insensível. Sempre.
O respeito é como o arroz, acompanha tudo. A gente se encanta com pessoas respeitosas. E acaba amando.
O bom gosto ganha admiração, a admiração faz o carinho e o respeito virem pra perto, com eles o amor.
A jovialidade é minha preferida. Odeio mulheres de 20 com cabeça dos anos 20. Ser jovem é uma atitude, não uma fase da vida.
E finalmente a personalidade. Isso encanta, apaixona, gera admiração, a personalidade é talvez a conjunção de tudo citado acima, é a atitude diante de tudo. Quantas vezes você já ouviu: "Aquela pessoa tem personalidade forte". É isso, isso nos faz amar.
Não sou dono da verdade, nem gostaria de ser. Posso estar redondamente enganado acerca de tudo que eu disse, amanhã posso vir aqui e desmentir tudo que acabei de falar. Sabe por quê? Porque o amor só tem uma regra: Ele muda todas as regras que temos.
E aí? A beleza é mesmo fundamental?
Daniel Ribeiro.