domingo, 10 de abril de 2011

Arte.


A Arte é Atemporal.

Anonimamente Anseia por Atenção.

Antes de Anoitecer.

Após Aberta, Atrasa, Angustía, Alerta...

Amor.

sábado, 9 de abril de 2011

Atrás da Porta




De tão forte o sentimento


Tão distante o pensamento


Em todo rosto, todo gosto


Que saco!


Felicidade, o que será?


Um amor eterno


Uma amizade verdadeira?


Dinheiro, poder?


Ter-te a vida inteira?


As cores, os rostos...


A distância e o desgosto


O dia de hoje é apenas bom


Não é perfeito, nem eterno


É um dia como outro...


Longo, quente, profundo


Sentimentos se confundem


Com a vida e a com a morte


O vazio e a lanterna


Completam-se sem sorte


O teu rosto surge adiante


Tua voz ouço distante


Mesmo sem amor sou forte


Diferente de não ter vida


É nunca ter tido morte


Um tapa. Uma faca.


A dor expressa numa face


O grito sussurrado no vácuo


E o gemido esquecido no ato


Violência e dor, morte e desamor


Piedade impiedosa


Sangue e lágrimas, verdade!


Não te vejo há anos


E ainda sinto teu gosto.


Ainda penso no teu rosto


É impossível não morrer


Igual a não te querer


Você encanta a planta morta


Eu me escondo atrás da porta


Espreitando você passar


Acredite: irei te conquistar!


(Daniel Ribeiro no dia 28 de maio de 2007)

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Omelete à Ribeiro

Se você ainda não sabe, eu adoro cozinhar. Pra mim a gastronomia é uma terapia muito eficiente e que me economiza fortunas com analista, psicólogos e afins. Quando bate o stress nada melhor que uma faca, uma tábua, um balcão de mármore e um bom fogão do meu lado pra externar sentimentos que talvez me levariam a cometer crimes.

E hoje, chegando do trabalho (que por sinal vai indo muito bem) a fome me lembrou que eu não passei no nosso shopping pra comprar nada pra jantar. Mas as geladeiras dificilmente me deixam na mão. E lá estavam elas cheias de guloseimas (eu acho essa palavra engraçada, diz aí em voz alta pra ver). Assim que vi os ovos na porta da geladeira decidi: Omelete.

Pra você também fazer em casa. Omelete à Ribeiro.

Ingredientes:

  • 4 ovos brancos pequenos ou 3 grandes.
  • 3 fatias de queijo (mussarela, prato, não faz muita diferença)
  • 2 fatias de presunto (presunto, não apresuntado, isso faz diferença)
  • 5 azeitonas sem caroço picadas
  • 1 tomate seco picado (dica: quem usa tomate seco industrial como eu, hidrate o tomate com água e azeite, leve ao microondas por 40 segundos. Em qualquer recipiente apenas cubra o tomate com a água e o azeite)
  • Meia cebola pequena (em torno de 75 gramas)
  • Sal à gosto.
  • Orégano à vontade.
  • Pimenta calabresa.
  • Azeite.
Preparo:

Corte todos os ingredientes em cubos bem pequenos.
Ingredientes Cortados em Cubos.
  Em seguida acrescente os ovos.
Ovos inteiros, nada de tirar gema ou clara.
 Misture tudo com um garfo até obter algo semelhante a uma pasta homogênea.
 Numa frigideira grande previamente aquecida e untada com azeite ou manteiga despeje todo o conteúdo.
 
Vire o omelete.
Dica: se você não tem habilidade pra fazer o omelete girar no ar (algo que não recomendo para iniciantes) Utilize um prato pra auxiliar, coloque a parte que está assada pra baixo, depois vire o prato despejando o omelete inteiro na frigideira.

Depois de virar o omelete deixe assar do outro lado pela metade do tempo que deixou o lado anterior. Assim ele não fica ressecado. Tempo total em fogo médio é de 6 a 8 minutos.

Sirva.

E aproveite.

Bom é isso... Jantei isso hoje, aparentemente dá trabalho, mas não gastei nem 10 minutos pra fazer minha janta... Sirva quente e regue com azeite. Uma Coca Cola bem gelada acompanha maravilhosamente bem.

Música à Ribeiro

Apenas pra postar este vídeo foda incrível de Stjepan Hauser e Luka Sulic



Smooth Criminal - Michael Jackson. 
Sem adjetivos. 

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Os mil Amores do Dê Erre.


São mil amores. Mil lembranças. Será que você também sente isso?

É bom ter amigos é tão bom quanto ter amores. São 26 anos que estou nesta estrada e comecei a amar muito cedo. Lembro bem da Letícia, no colégio Dinâmica em Foz do Iguaçu, eu tinha apenas 10 anos de idade quando encontrei meu primeiro amor... (minha mãe diz que foi no dia que eu nasci pois ficava piscando pra enfermeira que cuidava de mim, mas não tenho lembranças disto) mas da Letícia lembro bem. Ela tinha a mesma idade, estudávamos na mesma sala e era tão encantadora que me ofertava um sorriso sincero diariamente sem motivo. Eu a amei.

Nunca houve nada entre a gente. E me lembro do sorriso dela até hoje. Meu primeiro amor. Com apenas 10 anos de idade.

Eu cresci (não em estatura né gente) e fui me encantando e me envolvendo com outras moças tão encantadoras quanto a minha musa da 4ª série. Amei cada uma delas. Dizem que só se ama uma vez na vida. Mentira. Ama-se o tanto de vezes que houver amor dentro de si. Aprendi algo nos estudos teológicos feitos na Diocese de Rio Branco, Dom Joaquín, o bispo, certa vez disse: "Só posso te dar um Real, se eu possuir um Real". Isto calou no meu coração, sempre lembro destas palavras. Eu só posso te dar aquilo que eu tenho. Eu só posso amar se em mim existir amor.

Então conversando outro dia com uma grande amiga que é também carinhosamente chamada de "Brabuletinha" ela me vem com um filme muito bacana que compartilho com vocês. Reflitamos.
Alguns têm medo de dizer que ama. Eu nunca tive. 

Mas amar dói e como eu sei disso. Um dos meus amores me acusou de traição certa vez (quando a gente apronta ninguém acusa, quando se é inocente o mundo te bota numa cruz.) jurava de pé junto que eu havia beijado a vizinha dela. Nunca. Nem depois daquilo. O sofrimento foi enorme, depressão, fracassos profissionais e afins. Foi difícil erguer a cabeça. Mas ergui. 

Havia alguém que tinha feito tudo por mim. Largou a família, os amigos, os estudos, o trabalho, a cidade que nascera pra me amar. Sim, acredite já houve alguém com tamanha lucidez. E talvez ela seja uma das poucas citadas aqui que venham a ter acesso a este texto. Nunca terminamos. O mundo nos afastou e nos impediu de ficarmos juntos. Hoje ela nem mora no Braziw. Somos bons amigos, quase irmãos.

Com os mil amores que tive posso dividir com você uma lição: Amar vale a pena. E quando não estou amando estou estudando alguém pra amar. Quem sabe um dia casar e ter um filho e lutar pra ser um pai melhor pro meu filho do que o meu pai foi pra mim. Quem sabe você que está lendo isto por acaso não seja esta pessoa que procuro? E por que eu não seria o mesmo pra você?

Acredite, o amor é incrível. Pra você que já amou, que ainda ama, que finge que não ama só pra não dar o braço a torcer: lembre que um dia você foi especial pra alguém e se hoje o mundo lhe nega um sorriso, ignore, nem sempre o mundo está certo.

É hora de deixar a vida fluir. Tenha sempre no peito a lembrança dos seus amores, os meus amores sempre me ajudaram a amar. Em cada sorriso, em cada olhar, cada palavra doce que me fazia sorrir. Até aquelas que nunca souberam do meu amor me fizeram feliz. Feliz pelo fato delas existirem e de alguma forma dividirem suas vidas comigo.

Há um apelido que nunca esquecerei... Há uma casa que jamais tirarei da memória... Há uma viagem que sempre será lembrada... Há conversas salvas de MSN... Há fotos que são vistas de vez em quando... Há bilhetes amassados numa caixa secreta... Há um prato cujo gosto lembra alguém... Há uma música que não posso ouvir... Há uma passagem da Gol... Há a biblioteca de uma faculdade... Há um sotaque nordestino... Eu sei que há muita coisa, muitas histórias, muitos amores... 

Só posso agradecer a cada pessoa que me amou, não sei nem se mereci ser amado. A cada uma de vocês que amei,

L, T, W, S, G, C, A, J, P, L, C, R, P, V, P, M, V, I, P, C... Obrigado por tudo.

Um pé, uma mina. Explosão.


Lá se vão três dias sem por nada aqui. E nesses três dias o campo minado do meu coração recebeu uma visita nada agradável: pisaram em uma das minas, e no lugar onde já existem muitos buracos, cicatrizes e cadáveres houve mais uma explosão. A dor é inevitável, o sofrimento porém é opcional. A quem eu quero enganar? Por mais que a pessoa saia do campo minado sem perna, surda ou sem as duas pernas ainda assim o buraco deixado no chão estará repleto de sangue...

Talvez você que esteja lendo não está entendendo nada. Eu sei, eu também não estou entendendo muita coisa. Mas leia.

Há buracos que ainda sangram. Sabe quando viram pra você e dizem com todas as letras: "eu não te mereço"? Eu sei, não merece, ainda é difícil aceitar que esta seja a verdade, mas é. A boca que afirma amar não pode ofender o receptáculo do amor. E há ofensas que são imperdoáveis, há! E nestas horas me pergunto, onde foi que eu errei? Quando deixei faltar carinho, amor, atenção, sinceridade, prazer, alegria, risos e respeito? Quando tirei de suas mãos o detector de metais? Havia uma mina onde você botou o pé.

E esta dor intensa não pode ser enganada com morfina. O sangue jorra. Na mesma proporção às dores, as lágrimas, os gritos e a incredulidade. Por que pisastes aí? Mesmo lendo o Rei Leão fico me pergutando como sorrir agora? É amigos, erguer-se diante de uma adversidade requer muito Hakuna Matata e muita companhia dos amigos, dos familiares, dos amores eternos. 

E o ciclo se renova. Anéis e dedos se separam novamente. Isto dói. Mas o bom Deus que está no céu deve estar me preparando algo especial. Minha fé não se pode abalar.

E te pergunto: como anda sua fé? Como anda seu coração? 

Cuidado onde pisa. 

Agradeço a Deus por cada momento feliz que tive. Os momentos tristes me ensinaram a dar valor à vida.

Sou um sobrevivente.

Depois da tempestade sempre vem a bonança...

É só esperar o próximo pé a pisar numa mina. Será breve.

domingo, 3 de abril de 2011

A Capa do Livro

Eu sou profundo admirador da obra de Baltasar Gracián. Em um de seus aforismos mais brilhantes ele fala "Espere sempre pela segunda e terceira impressão". E como isso é útil. Quantas vezes na vida me vi diante de um "dãã" quando se tratava da opinião acerca de outrem. Sabe quando você não conhece alguém e já cria uma antipatia, um rótulo, uma aversão involuntária e aparentemente sem motivo. Pois é, nessas horas estamos julgando o livro pela capa.

O inverso também já aconteceu comigo, lógico que não citarei nomes, mas é até engraçado a pessoa te abordar e dizer "antes de te conhecer eu não te suportava". Pra mim é algo realmente preocupante e que traz um alívio. Preocupante porque o rótulo se espalha, o juízo popular às vezes toma proporções incontroláveis e "uma mentira dita mil vezes se torna verdade". O alívio vem porque não sou merecedor da aversão previamente disposta, e isto é algo afirmado por quem dispunha de tal aversão.

Portanto, venho refletir com você que passa aqui: Por que fazemos isso? Por que rotulamos as pessoas sem nem sequer as ter conhecido? Como podemos dizer que não suportamos fulano se nunca falamos com esta pessoa? É... é realmente engraçado não acha? Eu estou rindo aqui enquanto escrevo, pois me lembro de quantos amigos tenho hoje que eu mesmo os tinha rotulado antes de conhecê-los e como eu estava redondamente enganado acerca deles.

Então pensa comigo, você que costuma criar rótulos, conceitos e até histórias sobre as pessoas, será que você não está perdendo a oportunidade de conquistar uma amizade verdadeira, um amor, um sócio, um gerente honesto, um irmão de armas? Será que ter visto a capa do livro te qualifica a dar uma palestra sobre ele? Será que não tá rolando uma arrogância aí? Ou será que você nasceu com o dom de ler as pessoas apenas na primeira impressão?

Agora vem a parte realmente interessante desta reflexão e nesta aqui você vai lembrar exatamente da pessoa que você não queria lembrar... Por isso que o Baltasar diz "esperar pela segunda e terceira impressão", porque a pessoa com a qual você se encantou na primeira impressão não era nada daquilo que você esperava. É duro, mas é assim que a banda toca. Você que julgou o livro pela capa, pensou que conhecia, pensou que a imagem, o rótulo que você criara era perfeito. Ledo engano.

Cuidado com as primeiras impressões, a pessoa pode estar apenas tentando te ludibriar por algum motivo. E você já passou por isso. Cadê aquela sua melhor amiga que deu em cima do seu namorado? Cadê o seu sócio que te roubou? Cadê a pessoa pra quem você fez juras de amor eterno? Cadê o amigo que você confiou um segredo que se tornou público em dias? Pois é... é a relação entre dedos e anéis.

O que precisamos aprender é ler o livro, não apenas ler a capa. E há livros que precisam ser relidos com um marca texto e um caderno de anotações. E nem assim, todos os seus mistérios são revelados. 

Não deixe na estante livros que você não leu apenas por não gostar da capa.

Lembre-se que a capa é pricipalmente para proteger o conteúdo.

Daniel Ribeiro

sábado, 2 de abril de 2011

Retrô do Dê Erre.

Os últimos acontecimentos no turbilhão de emoções que cerca minha vida me puseram a ouvir algumas canções históricas... Sinta comigo o valor desta emoção.

Abrindo os portões do Retrô, o síndico Tim Maia. Maior intérprete da história da música brasileira na minha opinião  


Azul da Cor do Mar

Tocando o barco adiante chegamos no nosso eterno ministro Gilberto Gil... Com umas das canções mais inspiradoras de todos os tempos.

Estrela

O bom baiano Caetano Veloso, o ícone do Tropicalismo, vem dizer como me sinto no momento... Essa interpretação arrepia.

Sozinho

E procurando canções aleatoriamente o Mago Seu Jorge surgiu com esta graça. Me vejo na letra em vários momentos da vida...  

Mina do Condomínio

Eu não sei se você gosta das músicas que eu gosto e isso realmente não faz muita diferença... Gosto musical é como time de futebol, cada um tem o seu e no pensamento individual o "meu" é sempre melhor que o "seu". Como já vi muita gente discutindo sobre quem tinha sido "maior" Elvis ou Sinatra e coisas assim, eu evito, depois de aprender com meus erros, criticar ou condenar o gosto musical de alguém... Música é arte e arte é algo atemporal. A Vênus de Millo não tem idade, não é nova nem é velha, é Arte. Aquarela do Brasil não é música velha, é Arte, não tem idade. 

É incrível como a arte tem o poder de nos emocionar. De nos fazer sorrir, refletir, chorar, querer mudar de alguma forma... as 8 Artes (sim oito, não são apenas sete, pesquise) fazem parte das nossas vidas, do nosso mundo... É por isso que nós humanos (eu sou, se você é um ET e está lendo isso desconsidere) somos tão apaixonados por tantas coisas, lugares e pessoas... é a Arte da vida.

Sorria!