quinta-feira, 7 de abril de 2011

Música à Ribeiro

Apenas pra postar este vídeo foda incrível de Stjepan Hauser e Luka Sulic



Smooth Criminal - Michael Jackson. 
Sem adjetivos. 

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Os mil Amores do Dê Erre.


São mil amores. Mil lembranças. Será que você também sente isso?

É bom ter amigos é tão bom quanto ter amores. São 26 anos que estou nesta estrada e comecei a amar muito cedo. Lembro bem da Letícia, no colégio Dinâmica em Foz do Iguaçu, eu tinha apenas 10 anos de idade quando encontrei meu primeiro amor... (minha mãe diz que foi no dia que eu nasci pois ficava piscando pra enfermeira que cuidava de mim, mas não tenho lembranças disto) mas da Letícia lembro bem. Ela tinha a mesma idade, estudávamos na mesma sala e era tão encantadora que me ofertava um sorriso sincero diariamente sem motivo. Eu a amei.

Nunca houve nada entre a gente. E me lembro do sorriso dela até hoje. Meu primeiro amor. Com apenas 10 anos de idade.

Eu cresci (não em estatura né gente) e fui me encantando e me envolvendo com outras moças tão encantadoras quanto a minha musa da 4ª série. Amei cada uma delas. Dizem que só se ama uma vez na vida. Mentira. Ama-se o tanto de vezes que houver amor dentro de si. Aprendi algo nos estudos teológicos feitos na Diocese de Rio Branco, Dom Joaquín, o bispo, certa vez disse: "Só posso te dar um Real, se eu possuir um Real". Isto calou no meu coração, sempre lembro destas palavras. Eu só posso te dar aquilo que eu tenho. Eu só posso amar se em mim existir amor.

Então conversando outro dia com uma grande amiga que é também carinhosamente chamada de "Brabuletinha" ela me vem com um filme muito bacana que compartilho com vocês. Reflitamos.
Alguns têm medo de dizer que ama. Eu nunca tive. 

Mas amar dói e como eu sei disso. Um dos meus amores me acusou de traição certa vez (quando a gente apronta ninguém acusa, quando se é inocente o mundo te bota numa cruz.) jurava de pé junto que eu havia beijado a vizinha dela. Nunca. Nem depois daquilo. O sofrimento foi enorme, depressão, fracassos profissionais e afins. Foi difícil erguer a cabeça. Mas ergui. 

Havia alguém que tinha feito tudo por mim. Largou a família, os amigos, os estudos, o trabalho, a cidade que nascera pra me amar. Sim, acredite já houve alguém com tamanha lucidez. E talvez ela seja uma das poucas citadas aqui que venham a ter acesso a este texto. Nunca terminamos. O mundo nos afastou e nos impediu de ficarmos juntos. Hoje ela nem mora no Braziw. Somos bons amigos, quase irmãos.

Com os mil amores que tive posso dividir com você uma lição: Amar vale a pena. E quando não estou amando estou estudando alguém pra amar. Quem sabe um dia casar e ter um filho e lutar pra ser um pai melhor pro meu filho do que o meu pai foi pra mim. Quem sabe você que está lendo isto por acaso não seja esta pessoa que procuro? E por que eu não seria o mesmo pra você?

Acredite, o amor é incrível. Pra você que já amou, que ainda ama, que finge que não ama só pra não dar o braço a torcer: lembre que um dia você foi especial pra alguém e se hoje o mundo lhe nega um sorriso, ignore, nem sempre o mundo está certo.

É hora de deixar a vida fluir. Tenha sempre no peito a lembrança dos seus amores, os meus amores sempre me ajudaram a amar. Em cada sorriso, em cada olhar, cada palavra doce que me fazia sorrir. Até aquelas que nunca souberam do meu amor me fizeram feliz. Feliz pelo fato delas existirem e de alguma forma dividirem suas vidas comigo.

Há um apelido que nunca esquecerei... Há uma casa que jamais tirarei da memória... Há uma viagem que sempre será lembrada... Há conversas salvas de MSN... Há fotos que são vistas de vez em quando... Há bilhetes amassados numa caixa secreta... Há um prato cujo gosto lembra alguém... Há uma música que não posso ouvir... Há uma passagem da Gol... Há a biblioteca de uma faculdade... Há um sotaque nordestino... Eu sei que há muita coisa, muitas histórias, muitos amores... 

Só posso agradecer a cada pessoa que me amou, não sei nem se mereci ser amado. A cada uma de vocês que amei,

L, T, W, S, G, C, A, J, P, L, C, R, P, V, P, M, V, I, P, C... Obrigado por tudo.

Um pé, uma mina. Explosão.


Lá se vão três dias sem por nada aqui. E nesses três dias o campo minado do meu coração recebeu uma visita nada agradável: pisaram em uma das minas, e no lugar onde já existem muitos buracos, cicatrizes e cadáveres houve mais uma explosão. A dor é inevitável, o sofrimento porém é opcional. A quem eu quero enganar? Por mais que a pessoa saia do campo minado sem perna, surda ou sem as duas pernas ainda assim o buraco deixado no chão estará repleto de sangue...

Talvez você que esteja lendo não está entendendo nada. Eu sei, eu também não estou entendendo muita coisa. Mas leia.

Há buracos que ainda sangram. Sabe quando viram pra você e dizem com todas as letras: "eu não te mereço"? Eu sei, não merece, ainda é difícil aceitar que esta seja a verdade, mas é. A boca que afirma amar não pode ofender o receptáculo do amor. E há ofensas que são imperdoáveis, há! E nestas horas me pergunto, onde foi que eu errei? Quando deixei faltar carinho, amor, atenção, sinceridade, prazer, alegria, risos e respeito? Quando tirei de suas mãos o detector de metais? Havia uma mina onde você botou o pé.

E esta dor intensa não pode ser enganada com morfina. O sangue jorra. Na mesma proporção às dores, as lágrimas, os gritos e a incredulidade. Por que pisastes aí? Mesmo lendo o Rei Leão fico me pergutando como sorrir agora? É amigos, erguer-se diante de uma adversidade requer muito Hakuna Matata e muita companhia dos amigos, dos familiares, dos amores eternos. 

E o ciclo se renova. Anéis e dedos se separam novamente. Isto dói. Mas o bom Deus que está no céu deve estar me preparando algo especial. Minha fé não se pode abalar.

E te pergunto: como anda sua fé? Como anda seu coração? 

Cuidado onde pisa. 

Agradeço a Deus por cada momento feliz que tive. Os momentos tristes me ensinaram a dar valor à vida.

Sou um sobrevivente.

Depois da tempestade sempre vem a bonança...

É só esperar o próximo pé a pisar numa mina. Será breve.

domingo, 3 de abril de 2011

A Capa do Livro

Eu sou profundo admirador da obra de Baltasar Gracián. Em um de seus aforismos mais brilhantes ele fala "Espere sempre pela segunda e terceira impressão". E como isso é útil. Quantas vezes na vida me vi diante de um "dãã" quando se tratava da opinião acerca de outrem. Sabe quando você não conhece alguém e já cria uma antipatia, um rótulo, uma aversão involuntária e aparentemente sem motivo. Pois é, nessas horas estamos julgando o livro pela capa.

O inverso também já aconteceu comigo, lógico que não citarei nomes, mas é até engraçado a pessoa te abordar e dizer "antes de te conhecer eu não te suportava". Pra mim é algo realmente preocupante e que traz um alívio. Preocupante porque o rótulo se espalha, o juízo popular às vezes toma proporções incontroláveis e "uma mentira dita mil vezes se torna verdade". O alívio vem porque não sou merecedor da aversão previamente disposta, e isto é algo afirmado por quem dispunha de tal aversão.

Portanto, venho refletir com você que passa aqui: Por que fazemos isso? Por que rotulamos as pessoas sem nem sequer as ter conhecido? Como podemos dizer que não suportamos fulano se nunca falamos com esta pessoa? É... é realmente engraçado não acha? Eu estou rindo aqui enquanto escrevo, pois me lembro de quantos amigos tenho hoje que eu mesmo os tinha rotulado antes de conhecê-los e como eu estava redondamente enganado acerca deles.

Então pensa comigo, você que costuma criar rótulos, conceitos e até histórias sobre as pessoas, será que você não está perdendo a oportunidade de conquistar uma amizade verdadeira, um amor, um sócio, um gerente honesto, um irmão de armas? Será que ter visto a capa do livro te qualifica a dar uma palestra sobre ele? Será que não tá rolando uma arrogância aí? Ou será que você nasceu com o dom de ler as pessoas apenas na primeira impressão?

Agora vem a parte realmente interessante desta reflexão e nesta aqui você vai lembrar exatamente da pessoa que você não queria lembrar... Por isso que o Baltasar diz "esperar pela segunda e terceira impressão", porque a pessoa com a qual você se encantou na primeira impressão não era nada daquilo que você esperava. É duro, mas é assim que a banda toca. Você que julgou o livro pela capa, pensou que conhecia, pensou que a imagem, o rótulo que você criara era perfeito. Ledo engano.

Cuidado com as primeiras impressões, a pessoa pode estar apenas tentando te ludibriar por algum motivo. E você já passou por isso. Cadê aquela sua melhor amiga que deu em cima do seu namorado? Cadê o seu sócio que te roubou? Cadê a pessoa pra quem você fez juras de amor eterno? Cadê o amigo que você confiou um segredo que se tornou público em dias? Pois é... é a relação entre dedos e anéis.

O que precisamos aprender é ler o livro, não apenas ler a capa. E há livros que precisam ser relidos com um marca texto e um caderno de anotações. E nem assim, todos os seus mistérios são revelados. 

Não deixe na estante livros que você não leu apenas por não gostar da capa.

Lembre-se que a capa é pricipalmente para proteger o conteúdo.

Daniel Ribeiro

sábado, 2 de abril de 2011

Retrô do Dê Erre.

Os últimos acontecimentos no turbilhão de emoções que cerca minha vida me puseram a ouvir algumas canções históricas... Sinta comigo o valor desta emoção.

Abrindo os portões do Retrô, o síndico Tim Maia. Maior intérprete da história da música brasileira na minha opinião  


Azul da Cor do Mar

Tocando o barco adiante chegamos no nosso eterno ministro Gilberto Gil... Com umas das canções mais inspiradoras de todos os tempos.

Estrela

O bom baiano Caetano Veloso, o ícone do Tropicalismo, vem dizer como me sinto no momento... Essa interpretação arrepia.

Sozinho

E procurando canções aleatoriamente o Mago Seu Jorge surgiu com esta graça. Me vejo na letra em vários momentos da vida...  

Mina do Condomínio

Eu não sei se você gosta das músicas que eu gosto e isso realmente não faz muita diferença... Gosto musical é como time de futebol, cada um tem o seu e no pensamento individual o "meu" é sempre melhor que o "seu". Como já vi muita gente discutindo sobre quem tinha sido "maior" Elvis ou Sinatra e coisas assim, eu evito, depois de aprender com meus erros, criticar ou condenar o gosto musical de alguém... Música é arte e arte é algo atemporal. A Vênus de Millo não tem idade, não é nova nem é velha, é Arte. Aquarela do Brasil não é música velha, é Arte, não tem idade. 

É incrível como a arte tem o poder de nos emocionar. De nos fazer sorrir, refletir, chorar, querer mudar de alguma forma... as 8 Artes (sim oito, não são apenas sete, pesquise) fazem parte das nossas vidas, do nosso mundo... É por isso que nós humanos (eu sou, se você é um ET e está lendo isso desconsidere) somos tão apaixonados por tantas coisas, lugares e pessoas... é a Arte da vida.

Sorria! 

quinta-feira, 31 de março de 2011

Campo Minado


É, meu coração é um campo minado. Sempre aconselho os que se aproximam dele a terem cuidado onde pisam. E estes dias, conectando migalhas de uma conversa com outra, me vi diante de uma realidade bem dura: Tem gente que gosta de sofrer. E este post é pra gente refletir acerca disto. (Tenho amigos que não pensam antes de falar ou fazer coisas, assim acabam se dando mal, mal de verdade)

Pensa comigo. Eu quero ser feliz, você quer ser feliz, até seu chefe presunçoso quer ser feliz. Aí entra o questionamento: Por que, ó grande criatura, vinculas tua felicidade aos outros? Se você não for capaz de amar-se a si mesmo, como, por piedade divina, vai conseguir amar alguém? 

Você pode e deve ser feliz sem precisar da aprovação do seu pai ou da sua mãe, pode ser feliz sem ter o melhor emprego do  mundo, andando de ônibus ou pegando chuva,  sendo largado na porta da igreja no dia que você pensou que fosse casar. 

Se você não passou no concurso pra promotor, que mal há nisso? Por acaso você só será feliz sendo promotor(a)? Não existe professor feliz? Gari feliz? Médico feliz? E o contrário também não é verídico? Quanta gente no mundo é infeliz e ocupa exatamente a posição que você anseia?

É nessas horas que eu paro e penso: somos tão superficiais, nos apegamos a títulos, cargos, rótulos (que em alguns casos são necessários, mas não devem ser nosso norte). Somos todos iguais. Não há um melhor ou pior. Então pare com a auto-piedade, evite desgostos. Aceite os dons que Deus já te deu gratuitamente.

Você tem casa? Emprego? Família? Amigos? Não? Mas está vivo não está? LUTE! CONQUISTE! SUPERE TUDO ISSO! Até no dicionário a dor vem antes do sucesso. Então pare de se lamentar e encontre motivos pra sorrir.

Sorria, mesmo que isto te doa a alma. Não dê a ninguém o prazer de saber que está te fazendo sofrer. Talvez você consiga uma boa noite de sono. 

quarta-feira, 30 de março de 2011

Diante do Luar...





Diante do sentimento de felicidade


A distância e a coragem


Distinguem-se da vida e da idade


Partindo para uma longa viagem


Falecem pelo instante perene


Aos meus ouvidos soa uma sirene


Anunciando que chegou a hora


Da partida para um lugar distante


Mesmo não querendo agora


Ou talvez para mais adiante


Perdoe-me por não ser


Aquilo que não fiz por merecer


Mesmo querendo padecer


O esquecimento do entardecer


Os dias não encerram mais


Por isso mesmo já não tenho paz


Ir embora é o que quero


Para um lugar distante, longe


Voar, sair ou desistir, nada...


Não me cabem mais os sapatos


Cresci e nem percebi, idade


A vida é dura pra quem é mole


Já li isso em algum lugar


Que diferença faz? Outro gole


Não tenho onças para alimentar


Dores e desgostos, você, seu rosto


É descontente o riso, fugaz


Invariável por momentos únicos


Torna-se vivo o amuleto, seios.


Doravante a fuga pulsa medos


Participando da guerra dos seus


Morte. Despedida. Adeus.


terça-feira, 29 de março de 2011

Um país chamado Braziw


O Braziw é um país conhecido por todos nós. Lá o povo é feliz, alegre, faz festa por tudo. Não tem tempo ruim.

Eu considero o Braziw um país de extremos: vemos toda uma comoção diante da morte de uma figura ilustre que merecia realmente todo tipo de honraria, pois lutar 11 anos contra o câncer, ser vice presidente e ainda aturar brincadeiras sobre seu estado de saúde não é pra qualquer um. E no mesmo dia, milhões de pessoas se reúnem em suas casas para "torcer" (hã?) por um programa de TV que não passa de um criador de pseudo-celebridades. 

No Braziw os políticos de um modo geral votam contra o povo e o povo vota contra o povo. Na verdade à favor do povo só os deuses do Olimpo, que aqui acolá permitem uma tragédia ou outra em terras verde e amarelas. Enquanto o povo brinca de decidir o final do BBB (Braziw Babaquice Bundal) o mesmo povo sofre a falta de emprego, a precariedade da saúde, a constante insegurança... Sem falar da corrupção que entra "DICUMFORÇA".

Então, este Braziw, onde a Política do Pão e Circo (tão bem ensinada pelos romanos)  faz nascer novos tempos. Tempos em que o povo não liga mais pra corrupção ou pra falta de condições de sobrevivência dos mais necessitados. O que não pode acabar é o Carnaval, o Campeonato Brazileiro, a Micareta. 

Sabe quando teremos guerra civil no Braziw? Exatamente no dia que cancelarem o Carnaval, o Futebol e a Micareta... ou seja, NUNCA! Eu não quero que haja uma guerra de fato, mas queria muito que o povo brazileiro guerreasse contra o tráfico, a exploração infantil, a imprudência no trânsito...

É provável que eu seja um sonhador... 

Enquanto o palhaço chora o circo aplaude. 

Daniel Ribeiro - Brasileiro - Paraense/Acreano.