quarta-feira, 13 de abril de 2011

O Meu Sorriso




Sim, este aí em cima é o meu sorriso! E você não imagina o quanto eu tenho orgulho destes dentes. Foram estes dentes que expuseram minha felicidade em muitos dias. Sabe, eu estou realmente feliz, motivado, animado e acima de tudo, com os pés no chão.

Este mês particularmente tem sido pitoresco em vários aspectos. Eu conheci muita gente nova, re-encontrei pessoas que há mais de dez anos não via e descobri que tenho muitos motivos pra sorrir, muitos mesmo. De tantas frases que ouvi este mês teve uma que me fez refletir muito: "é que sua boca não passa despercebida em lugar nenhum". Incrível, mas eu fiquei imaginando uma série de coisas, a pessoa que disse isso mal me conhece. Me viu poucas vezes e conseguiu observar algo que nem eu mesmo havia observado.

Aí eu comecei a pensar sobre "O Valor do Sorriso". Quem me conhece sabe,  eu não me esquivo de sorrir, tenho uma amiga que me chama de "Dani-Sorriso", é algo do meu ser, é natural. Refletindo, pensei quanto custa o meu (o seu) sorriso... É difícil mensurar isso, mas vamos lá... Eu sempre estou sorrindo (pelo menos em público) e eu faço isso porque tenho motivos sinceros para tal. Mas quanto se gasta pra sorrir? É caro? Dói? Por que então eu (você) fico de cara fechada? Por que evitamos sorrir pras pessoas, como se isso fosse nos diminuir? 

Onde está o seu deus agora?

É madrugueiro,  será que você não está sendo muito ríspido com as pessoas à sua volta? O que você ganha ao negar um sorriso ao mundo? E o que você perde?

Então pensando sobre tudo isso eu me vi diante de outra realidade acerca do meu (do seu) sorriso: Existem pessoas que não querem de maneira alguma nos ver sorrindo... Sabe, gente baixa, mesquinha, avarenta, podre, ôca, sem escrúpulos e com tantos adjetivos piores do que estes que minha religião nem permite citar. É... Tem gente assim, e convivemos com elas... Pessoas que sempre estão com o veneno na ponta da língua, gente que fica feliz em ver o sorriso se converter em lágrimas. Gente que ofende, mente, engana... Este tipo pode estar aí do seu lado agora... Ou pode ter te ligado do trabalho só pra dizer que está com saudade, cuidado.

E talvez seja por isso que venenos de vários lugares são direcionados à mim: Eu não me esquivo de sorrir. E isso incomoda. Não pense "o Daniel se acha" pois talvez você não me conheça suficiente pra ter uma opinião ao meu respeito, (o texto "A Capa do Livro" pode ser útil se você pensou isso) então aqueles que se incomodam com o meu (o seu) sorriso vão fazer de tudo pra me tirar ele do rosto... E algumas vezes tiram... Eu já chorei muito na vida, tenho certeza que você também já chorou e talvez ainda chore... Pense bem, quantas vezes você chorou por culpa de outra pessoa? Por algo que ela lhe fez? Por algo que ela lhe negou? Por algo que uma terceira pessoa que não tinha nada a ver com tua vida inventou sobre você?

Alguns sorrisos são convertidos em lágrimas, porém, como uma fênix imortal devemos levantar nossos olhos para o alto e ver o quão longe podemos chegar, armados com um sorriso sincero, ofertado gratuitamente...

Se você me encontrar em algum lugar, observe bem, eu estarei sorrindo. 

6 comentários:

Mayara Delfino disse...

Belo Texto! Adoreiii..Mtoo bom..Aliás adorooo todos os seus textos..E esse sorriso hein... Ahhh xonei nele e agora como q faço? hehehehe..Vou sonhar com ele essa noite, pois sou admiradora de um belo sorriso..hehehe..Parabéns pelo blog..Bjooos

Unknown disse...

Texto lindo, que nem seu sorriso. Axo que justamente hoje, eu precisava ler isso..hauhau. Bjoos Dani sorriso :)

André Maia disse...

texto muito bacana, adorei seu blog mais ve se faz a propaganda do seu dentista ne?!!!

Andre Maia

Lauro Fontes disse...

Dani, a cada dia me surpreendo mais contigo! Desta vez, o motivo da surpresa são os seus textos. Eu, como operador da palavra e do Direito, me atenho muito a escrita, suas mensagens, seus axiomas e seus enigmas. Tenho acompanhado suas crônicas, poesias e mensagens, e digo, NÃO PARE! Não falo isso por ser seu amigo, falo, repito, pelo fato de apreciar peças bem escritas e, definitivamente, escreves bem! Parabéns, THE SHOW MUST GO ON...
Lauro Fontes

Daniel Ribeiro disse...

Eu fico até sem jeito pra agradecer os comentários... Meu amigo Lauro Fontes, meu amigo André Maia... Danny, May... Só posso agradecer por ter pessoas tão especiais apreciando os Devaneios deste coração que mais parece um campo minado...

Obrigado de coração!

Lito disse...

Parabens, BELO TEXTO, Li todinho e gostei desse post!